Qual a importância da cor nas
suas peças de divulgação?


A publicidade e a propaganda é o tipo de atividade que pretende passar despercebida e mesmo assim influenciar. É aquele tipo de conselho que a gente sente no ar, mas cuja origem não conseguimos identificar. Vamos ao mercado comprar alguma coisa e levamos uma marca... porque devemos. Não sabemos claramente o que nos levou a isso. Simplesmente compramos aquilo que queremos... porque queremos. Mas quem trabalha com publicidade se esforçou muito para isso.


Para fazer a gente consumir o que a gente quer.
A cor é um fator extremamente importante para isso. Mas quem repara? Poucos e poucas. A cor parece estar lá automaticamente, como se tivesse nascido com a marca. Mas quem trabalha no ramo sabe que não é assim. Nunca é assim. Ocorre que ela combina tão fortemente com a marca que parece natural.

Pegue uma marca conhecida. Você conseguiria imaginá-la com outra cor? O Mc
onald's, por exemplo. Você conseguiria imaginar o logo da marca com violeta, por exemplo? Estranho, não é? Ou o logo da Vivo. E se ele fosse vermelho? Estranho, muito estranho. Pense agora em sua ligação com a marca, com a nova cor. Muda tudo. Essa é a importância da cor na marca e no consumo. Muda tudo.

As cores são uma ciência muito antiga
Os maiores filósofos escreveram sobre as cores. Elas dizem respeito a um espectro de ondas, físico, que atinge a retina do espectador. Elas aparecem sozinhas, mas num espectro, e portanto podem ser combinadas. Há cores que atraem outras e que afastam outras. Há cores que passam sentimentos fortes e outras, sentimentos mais sutis e suaves. Há cores que parecem invocar energia, e que nos fazem mudar de comportamento, e outras que nos acalmam.

Qual é a sua cor? É a correta (para aquilo que você é e para aquilo que você quer)? Você consultou especialista a respeito? Você sabe realmente como tirar o máximo da cor? Ou você imagina as peças de divulgação do McDonald's com um linguajar sisudo, chato? A linguagem da publicidade precisa combinar com sua cor, você sabia? Tudo precisa ser milimetricamente calculado, para dar o efeito certo, ou seja, o consumo. Para o seu cliente olhar para você e consumir seu produto, sua marca, sua empresa. Ele PRECISA ficar satisfeito.

A cor é parte do processo de criação da marca
A cor não vai nunca isolada. Ela faz parte de um todo que compõe toda sua marca. A cor é o que dá o espírito da coisa. Mas por isso mesmo ela precisa ser encarada com cuidado. Se você tem um logotipo para sua empresa, a cor faz parte dele e precisa estar de acordo com o produto que você vende, com as ambições de sua empresa, e com as perspectivas do mercado. Uma cor acompanha o andar da carruagem. Você escolheu sua cor adequadamente?

Antes de mais nada, você precisa ter uma boa agência para fazer o seu logotipo. Ela precisa conversar com o cliente (você) para saber como deve ser a cor adequada. Precisa fazer pesquisas com o seu público. Precisa orientar as pesquisas para as campanhas, e fazer testes. As cores (porque são várias) precisam ser escolhidas com muito cuidado. A HD3 Publicidade pode ser a agência que vai fazer isso para você. Já pensou nisso tudo? Não é necessariamente simples. Nada pior do que uma empresa com a identidade visual errada. E com a cor que não combina.

Consulte-nos. Vejamos qual a cor perfeita para sua empresa. E façamos as peças funcionarem como aquelas das marcas de maior sucesso.