Propaganda subliminar: convencendo
com truques para o subconsciente


No mercado, todos utilizam de artimanhas para convencer. O Silvio Santos usava colegas que fingiam comprar suas canetas para chamar a atenção de pessoas na rua.

Os vendedores usam truques que advém de suas experiências com expectativas, desejos e subconsciente. As empresas também fazem isso, o tempo todo.

A propaganda subliminar é o tipo de artimanha, às vezes proibida, que utiliza de truques para fazer o público preferir uma determinada marca, para comprar mais, mesmo que a pessoa não necessariamente queira, e assim por diante.


Uma história bem longa
A propaganda subliminar já foi usada intensamente por empresas que inseriam imagens de seus produtos em filmes e que conferiam o resultado depois, em gondolas para compra.

Mas a propaganda subliminar é algo perigoso. Pode fazer uma pessoa ter desejos que não espera, pode fazer pessoas fracas inclusive se matarem sem querer. As igrejas fazem uso de propaganda subliminar para pegarem dinheiro dos fiéis.

Mas o que é propaganda subliminar?
Tudo aquilo que "obriga" o comprador a "comprar" algo de que não precisa pode ser considerado propaganda subliminar. Uma propaganda subliminar obriga porque vem la do subconsciente da pessoa. É algo que motiva sem haver motivação.

Ou seja, propaganda subliminar não é apenas uma sugestão. Não é também uma técnica de vendas persuasiva. Propaganda subliminar é como acessar os neurônios do seu cliente para fazê-lo cometer algo que ele nem sabe que quer fazer.

Os usos da propaganda subliminar
Você já deve ter pensado em usar propaganda subliminar. Por exemplo, incluir um frame de sua empresa num vídeo de divulgação. Um segundo tem 24 frames, então um frame passa despercebido. Mas ele influencia.

Você ja pensou nisso? Já pensou em colocar ofertas irresistíveis diante dos seus possíveis compradores, fazendo uso de artimanhas que fogem da necessidade dele? Existem muitas formas de fazer isso. Para várias delas não existe legislação impedindo.

As propagandas subliminares e as fake news
Uma forma muito interessante de atrair a atenção do seu cliente é por meio de conteúdo, ou seja, material retirado de notícias verdadeiras e manipulado de forma a virar uma quase mentira ou uma quase verdade. Essas são as chamadas fake news.

Uma boa forma de você atrair a atenção do seu cliente é assim incluindo, em meio a notícias ou conteúdo verdadeiro mensagens que acabam fazendo com que ele seja levado a fazer coisas que pode ou não ter vontade de fazer.

O que é preciso saber para fazer propaganda subliminar
A propaganda subliminar se utiliza de conhecimentos sobre ótica, psicologia cognitiva, persuasão, e, é claro, publicidade. O uso da propagada subliminar deve ser acompanhado por profissionais ligados a psicologia e comportamento e pode ser objeto de questionamentos éticos e até mesmo organizacionais.

Tenha cuidado. A propaganda subliminar pode ser bastante influente e perigosa. Mas sabia que ela existe e pode trazer bastante lucro à sua empresa? Não se esqueça de contratar a assessoria da HD3 para saber mais a respeito.