Por que ter um site novo, ou renovar o que tem?



Por que ter um site novo, ou renovar o que tem?
Você já tem um site, mas não está tendo muito resultado. Onde será o problema? Pode vir de muitas origens, claro. Do SEO, da mudança repentina das personas (forma dinâmica de encarar o público-alvoº, e assim por diante. Mas pode ser do site. Pode ser que o site não seja mais tão atraente como antigamente. Pode estar mal focado. Pode precisar de toda uma repaginada.

Você pode saber se isso é verdade perguntando para alguns clientes ou fazendo pesquisas. Mas você pode simplesmente decidir recomeçar seus esforços e com isso decidir rever todo seu site, sua estratégia e seus passos práticos.

O seu site é ainda bonito o suficiente para seu cliente?
Não se iluda. Seu cliente muda com o tempo. Pense claramente se o seu site tem a cara dele. Se não tiver, você provavelmente precisa rever o seu site, as imagens, os recursos, ou mesmo refazer tudo do zero. Isso não é necessariamente difícil. Mas antes de mais nada, se você sente que seu site não está mais com a cara do seu cliente, é porque sua persona mudou.

Veja: persona é uma forma dinâmica de entender seu público-alvo. Persona é o seu público-alvo com cara definida, interesses práticos, mutáveis e que pode ser imaginado de forma a criar conteúdos e campanhas de maior e melhor resultado.

Faça uma pesquisa da persona para seu site e reveja o que mudar
O seu cliente fecha contratos da mesma forma que antigamente? Ou está usando novos recursos, que seu site não oferece tanto quanto ele precisa? Veja isso, e avalie se ele precisa se apresentar como antes, ou se vale mais a pena ir direto ao ponto do problema, com pesquisas de satisfação.

O site que motiva a participação sempre tem maior desempenho
Se voce nao tiver ainda uma forma de atendimento online (por exemplo, links dinâmicos para atendimento por whatsapp imediato), coloque. Se você não tem formulários de pesquisa, coloque. Se você não tem ainda imagens de alta qualidade como o seu cliente exige, contrate e coloque. Você tem conteúdo de qualidade, para alimentar email marketing? Não? Então coloque. A empresa do seu cliente está em fase de transformação.

Isso exige uma mudança no visual
Toda mudança ou novo enfoque de negócio exige mudar o visual da empresa. O mesmo acontece quando a empresa enfrenta desafios inesperados e precisa atingir novos clientes. Se você mudar a atuação da empresa e isso não ficar claro na imagem para o cliente, vão ocorrer problemas.

A empresa está indo bem mas quer voar mais alto?
Muitos clientes fazem tudo tão bem que isso escapa um piuco do controle. Nesse sentido, talvez seja melhor criar sites específicos para atividades antes não tão importantes. Ou repaginar o site de forma a torná-lo num portal. Ou mesmo colocar novas funcionalidades.

Todo novo site requer um planejamento cuidadoso
Uma empresa com um site repaginado começa do zero? Nem sempre. Mas se a mudança consistir em logotipos, cores, funcionalidades, o novo site causará um impacto bastante grande na empresa. Leve isso em conta para sua empresa. E pesquise com seu fornecedor, por exemplo, a HD3, o que voce pode fazer a um custo não muito alto.

Investir num novo site é investir num novo visual e numa nova empresa
Repare nos investimentos que grandes empresas fazem em seu visual. Repare tambem em como isso afeta o seu site e seus serviços. Leve tudo isso em conta, e parta de boas ideias para tornar o seu novo site mais uma história de sucesso para sua empresa.