As 10 novas tendências dos sites Post em 09/08/2017
Assim como qualquer setor, seja industrial, automotivo, farmacêutico, científico ou tecnológico, os websites a cada ano se modernizam e aqueles que ficam para trás perdem espaço junto aos concorrentes e principalmente de seu público alvo.
Enumeramos abaixo alguns itens muito importantes para turbinar o seu site e fazer ele entrar de vez no futuro.
1. Mobile
Hoje o Google passou a penalizar os sites não otimizados para dispositivos, portanto se você ainda não tem um site é bom saber que quando tiver terá que adequálo ao RESPONSIVO (Preparado para se adaptar a smartphones, tablets, notebooks e desktops). E se já tem um site e ele ainda não for, terá que transformá-lo o mais rápido possível..
2. Minimalismo: menos é mais
O minimalismo aplicado ao web design pede sites com cores mais suaves, mais espaço livre, fontes maiores e textos menores. Tudo isso, além de conferir elegância às páginas, contribui para uma boa visualização em dispositivos móveis. Essa nova tendência de web vai ao encontro a outra!
3. (One Page) Site de uma página facilita a navegação
Este é outro princípio que coincide com os anteriores, pois implica em mais leveza e simplicidade no desenho, o que é ideal para mobile. Certifique-se que todas as informações importantes relacionadas ao seu negócio podem ser encontradas de imediato na HOME e se precisar colocar mais informações utilize links.
4. Movimento
Por mais interessante que a ideia possa parecer, os excessos de movimento estão fora da moda. Foi-se o tempo em que o Flash usava e abusava desse recurso. Hoje o recomendado é usá-lo de forma moderada.
5. Cores
Não é porque existam milhões de cores no universo que vamos sair por aí colocando todas em nosso site. A escolha da cor certa demanda de algumas observações muito importantes. Uma grande dica é utilizar nuances das cores do logo nos títulos, botões, links, mas adequando tudo para que não haja exageros.(abordaremos em outro post as cores psicológicas).
6. Conteúdo
Como já abordado, o menos é mais. Hoje, o conteúdo de um site deve dar o recado sem o emprego de textos longos. Recentes pesquisas afirmam que o internauta deseja um contato mais direto e objetivo. Procure resumir o máximo possível sem abrir mão do recado.
7. Imagens
Nunca abra mão de imagens boas e principalmente profissionais, geralmente as empresas desenvolvedoras de sites possuem um banco de imagens com excelentes definições e tratadas para que o site não fique pesado ao abrí-las.
8. Parallax
O conceito do Parallax é fazer alguns elementos do site se movimentarem de maneira independente do restante da página. É uma maneira leve e bonita de criar animações simples toda vez que o usuário fizer a rolagem da página.
O Parallax ajuda a deixar seu site mais atraente, aumentando o tempo de navegação do usuário. Funciona também, para ajudar na “digestão” do conteúdo muito técnico, facilitando o entendimento, deixando a leitura mais agradável e, em alguns casos, até mais didática.
9. Video em tela cheia na página inicial
Essa uma uma tendência que está em alta. Além de deixar o site mais atraente, esteticamente, logo ao entrar o usuário já encontra no vídeo as principais informações de que necessita, criando assim uma conexão forte e rápida com a sua empresa.
Se o vídeo tiver boa definição e o conteúdo for pertinente para o usuário, a experiência no site será muito positiva, aumentando as chances de que a página seja indicada a outros.
10. Micro-interações
Uma outra tendência que está voltando com força total é a Micro-interação, mas afinal, o que é Micro-interação? É o simples recurso onde quando o internauta clica em algo ver o objeto se movimentar, aumentar de tamanho ou até mesmo mudar de cor.
Por incrível que pareça, esse simples recurso surpreendem ao sentir que a página “responde” às interações dela. Assim, o usuário se sente mais confortável e feliz, aumentando as chances de uma possível nova visita.