Você está preparado para a velocidade da informação?



Vá com calma. Não diga imediatamente que sim, só porque responde os seus e-mails automaticamente, ou porque tem funcionários que cuidam de suas redes sociais. Pense de forma mais holística, mais ampla, com base nas etapas do seu negócio, e nos seus objetivos imediatos e mediatos (mais demorados). Pense bem. Talvez você não esteja realmente preparado para as atuais mudanças em velocidade de informação, mas pareça estar.

Uma breve viagem no tempo
Vamos até o século XVIII, na época da Revolução Francesa. Paris, para quem já a visitou, é uma cidade relativamente pequena. Assim como Ouro Preto, aqui nas Minas Gerais. Não foi por acaso que as revoluções ocorreram ali rapidamente. As pessoas se viam nas ruas, podiam encontrar alguém conhecido logo ali cruzando a esquina, e os assassinatos de revolucionários eram comentados logo após ocorrerem. Tudo acontecia rapidamente porque os lugares eram próximos, e tudo acontecia no mesmo instante em que era comentado.

Com a expansão dos negócios e o crescimento das populações, foram necessárias tecnologias para fazer com que pessoas distantes parecessem próximas. Para isso, foram criados meios de transporte, que depois foram mecanizados, e que depois foram se tornando tecnologias que levavam apenas alguns dias ou horas para cumprirem os seus destinos. Os negócios passaram a ser feitos entre cidades, metrópoles, Estados e países. Tudo tornou-se mais próximo. Foi quando surgiram negócios criados tendo como base tecnologias de comunicação, como as malas diretas, por exemplo.

As grandes novidades da era da informação
Desde os anos 80, mas prenunciadas por especialistas desde os anos 50, as tecnologias da informação mudaram o mundo. Podemos entrar em contato em tempo real com praticamente qualquer pessoa, em qualquer continente, ou mesmo até no espaço, com um simples envio de mensagem por computador, e com isso o delay (atraso) entre as pessoas praticamente tornou-se zero. Ocorre que isso atingiu todo mundo, e isso quer dizer que se sua empresa está o tempo todo conectada, os seus concorrentes também. Será que você está preparado para a competição de gente que se prepara muito mais rápido em estratégia do que você?

Os relatórios gerenciais, hoje, são feitos quase de imediato. Pode-se analisar dados relativos a qualquer mercado, em qualquer parte do globo, em minutos. E os contextos do mercado mudam o tempo todo. Por isso, mais que rapidez, hoje o que se requer, antes de mais nada, é eficiência e eficácia, para conseguirmos retirar o máximo da informação correta, e agirmos rapidamente para podermos ter os resultados necessários. Hoje a competição virou algo interno, que inclui nossas empresas mesmo e especialmente quando estamos dormindo, até porque os mercados não param, e nos sentimos o tempo todo pressionados a dar retornos e mais retornos às nossas chefias e às nossas empresas.

Hoje, quando você se pergunta se está respondendo com a agilidade necessária aos seus desafios, muitas vezes desconsidera a tecnologia usada para se comunicar com aquele de quem precisa. Mas basta você não conseguir falar com aquele funcionário especializado, ou ter retorno daquele seu fornecedor, que você vê o quanto seu negócio muitas vezes está por um fio apenas por causa da velocidade de informação. A questão agora é planejar com antecedência, bolar as fases do trabalho sem complicações, fazer testes, sair a campo o quanto antes, e motivar rapidamente o time de vendas.

Você está pronto para a velocidade atual das informações? Se sim, conte conosco. Podemos ajudar sua empresa se comunicar com o seu verdadeiro público alvo.