Telefone: (11) 3415-5215
5 estratégias para sair da crise financeira
Os tempos estão muito difíceis e para muitos empresários com a crise financeira que abala o Brasil, várias empresas estão fechando as portas por não saber o que fazer nessa época de turbulência. É preciso pensar e elaborar estratégias para conseguir ter algum lucro, até a economia se estabilizar. Vamos aos passos:


1 - Encontre o que mais preocupa
Veja o que está errado no seu negócio, observe o seu fluxo de caixa, veja o que está afetando sua empresa. Faça uma planilha com todos os gastos e custos para ver para onde o dinheiro está saindo, e veja se as vendas correspondem ao esperado. Essa é uma dica para sempre fazer na empresa, não apenas em uma crise.


2 - Domine as finanças
O empreendedor deve, além de conhecer bem os números, interpretá-los. Você deve cuidar das finanças da empresa. Se for o sócio ou destinado a terceiros, esteja a par do que acontece, como funciona, e tente aprender esse processo, pois é do seu dinheiro que estamos falando. Faça um acompanhamento diário.


3 - Aperfeiçoe processos
Nessa época de dificuldade econômica aperfeiçoar os processos é uma das maneiras de reduzir custo. Pois, otimizando os métodos você pode reduzir tempo, as rotinas administrativas e outros procedimentos. Estes que fazem a diferença na hora de produzir e geram custos, que podem ser reduzidos sem prejudicar outras áreas.


4 - Revise todos os produtos e serviços
Alguns produtos são mais vendidos que outros, o que pode ser prejudicial em tempo de crise, pois podem ficar no estoque guardado e não serão comprados. Faça uma revisão em todos os produtos que possui e divulgue para vender mais esses materiais e aumentar o ticket médio da empresa.

A HD3 Publicidade, por exemplo, reduziu todos os preços de sites, impressos e serviços, proporcionando aos nossos clientes uma maior margem de lucro.


5 - Não se desespere
É difícil acreditar que existem saídas, mas é preciso ter calma. Se você está fazendo de tudo para sair da crise, está no caminho certo. As coisas podem demorar, pois a crise afeta o Brasil inteiro, e isso vai longe, então é preciso esperar e verá que uma hora o retorno vem.


Comece a praticar essas estratégias e verá como seu negócio ficará melhor e terá mais força para enfrentar a crise, que pelo que parece, irá durar mais algum tempo.